Benefícios da Aveia: Como utilizar a seu favor

Os Benefícios da Aveia começam a partir do momento em que você adquire, pelo fato de ser fácil de encontrar e possuir baixo custo. Mas além disso, a aveia faz parte da família dos cereais, sendo muito benéfica para nosso organismo. Além dos nutrientes comuns, o principal diferencial da aveia é a qualidade das fibras que possui, sendo uma ótima aliada para quem quer emagrecer de forma saudável.

A aveia é um cereal que pode ser cultivado em qualquer solo, até mesmo em tipos pobres, sendo originária da Ásia. No começo, os Benefícios da Aveia para a alimentação não eram conhecidos, no entanto ela era muito utilizada para fins medicinais. A aveia começou a ser cultivada em países da Europa, se tornando então o alimento base da população. Graças a influência dos países europeus, a aveia ficou muito conhecida, sendo que atualmente os principais produtores do alimento são Alemanha, Estados Unidos, Rússia e Finlândia.

A colheita ocorre no outono, na qual os grãos são limpos e por não perder suas propriedades, podem ser torrados também. Por fim, a ela se transforma em vários tipos de produtos, sendo a versatilidade outro dos Benefícios da Aveia.

Benefícios da Aveia

Os Benefícios da Aveia são diversos, além de ser super saborosa, também é uma ótima fonte de nutrientes. Veja seus benefícios a seguir.

Benefícios da Aveia 1024x683 - Benefícios da Aveia: Como utilizar a seu favor
Photo by Fallon Michael on Unsplash

Melhora a Saúde Intestinal

É um dos benefícios mais conhecidos, pois a aveia possui alto teor de fibras que estimulam o trânsito intestinal. Além disso, as fibras solúveis aumentam a produção de probióticos, que servem como alimento para os lactobacilos. Isso faz com que o intestino se livre de substâncias tóxicas mais rápido, estimulando a renovação celular. Já as fibras insolúveis aumentam o bolo fecal, melhorando o funcionamento.

Auxilia no Emagrecimento Saudável

Mesmo possuindo um teor calórico considerável a aveia auxilia no emagrecimento sim. As fibras solúveis, como as beta-glucanas são digeridas em parte pelo intestino. Ou seja, assim como a chia, a aveia em contato com a água também expande e forma o gel, promovendo sensação de saciedade por mais tempo. Ela também possui baixo índice glicêmico, fazendo com que o corpo absorva o açúcar de forma mais lenta.

Benefícios da Aveia para a Diabetes

Como possui baixo índice glicêmico, a aveia auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue, evitando os picos de glicose. Além disso a beta-glucana aumenta a sensibilidade à insulina.

Benefícios da Aveia para Colesterol

Ela auxilia no combate ao colesterol alto, visto que as fibras solúveis, como a beta-glucana diminuem a absorção do mesmo, além de, como já falamos, melhorar a saúde intestinal.

Benefícios da Aveia para Treinar

Seja um treino de academia ou corrida, é necessário fornecer os nutrientes necessários para nosso corpo ter energia e bom desempenho. A aveia faz parte do melhor tipo de carboidrato para ser consumido antes de atividades físicas, visto que possui baixo índice glicêmico. A absorção dos carboidratos se torna lenta e faz com que a queima de gordura seja maior durante a atividade.

Benefícios da Aveia para a Saúde Mental

Como possui proteínas, consequentemente possui triptofano, sendo um dos agentes responsáveis pela produção da serotonina, causando sensação de bem-estar, bom humor, diminuição de insônia, etc.

Aveia e Benefícios 1024x683 - Benefícios da Aveia: Como utilizar a seu favor
Photo by Volodymyr Hryshchenko on Unsplash

Benefícios da Aveia para Doenças Cardiovasculares

Auxilia na diminuição da pressão arterial, no melhor funcionamento do coração e artérias, evitando doenças cardiovasculares e coronariana.

Além de todos os Benefícios da Aveia citados acima, ela ainda melhora a saúde da pele, auxilia no ganho de massa magra, aumenta a resposta imune a infecções, previne o câncer de cólon, entre outros.

Propriedades da Aveia

Os Benefícios da Aveia só ocorrem devido às propriedades nutricionais contidas nela. Se comparada a outros cereais, a aveia possui alta concentração de proteínas. Além disso, é rica em fibras solúveis e insolúveis, lipídios, minerais como manganês, fósforo, zinco, magnésio, etc, assim como possui vitamina B1 e biotina.

Tipos de Aveia

Como falamos, a aveia é muito versátil, podendo ser consumida de diversas formas, como:

Em flocos: São os grãos inteiros da aveia e possuem todos seus os nutrientes e fibras. Podem ser flocos finos ou comum, sendo diferentes apenas no tamanho. Podem ser consumidos junto a frutas, iogurtes, saladas, sopas, mingaus, etc.

Farelo: Ele surge a partir da parte externa do grão (casca), contendo uma alta concentração de fibras. Pode ser incluído em massas de pão, bolo e até pratos prontos.

Farinha: Obtida pela parte interna do grão perde para o farelo e flocos na questão das fibras, mas ainda pode ser bem utilizada, substituindo até mesmo a farinha de trigo.

Como consumir?

A quantidade recomendada de aveia diária é de aproximadamente 40 gramas, mais ou menos 3 colheres de sopa, para obter todos seus benefícios. Além disso, como possui uma grande quantidade de fibras, é importante combinar com bastante ingestão de água.

É importante deixar claro que consumir aveia excessivamente não é o correto, pois além de causar problemas gastrointestinais também é calórica, ou seja, não pense que comendo mais aveia você irá emagrecer ou conseguir mais benefícios.

Contraindicações

A aveia em grande parte do mundo é processada junto ao trigo, no qual possui glúten, ou seja, pessoas intolerantes a ele devem evitar o consumo da aveia. A não ser que na embalagem esteja identificado “sem glúten”.

Pessoas que possuem a síndrome do intestino irritado também devem evitar, pois precisam de alimentos de fácil digestão, e já sabemos que a aveia não é um deles. Assim como pessoas com o intestino acelerado, visto que a aveia acelera ainda mais.

Por fim, como a aveia possui muitas fibras, crianças com menos de 6 meses não devem consumi-la, pois seu aparelho digestório ainda não está totalmente formado impedindo a digestão correta.

Receitas

Tradicional Mingau de Aveia

Você pode adaptar as medidas se quiser servir mais pessoas, mas essa receita é individual.

Mingau de Aveia 1024x683 - Benefícios da Aveia: Como utilizar a seu favor
Photo by Brooke Lark on Unsplash

Ingredientes

  • 2 ½ de sopa de aveia em flocos;
  • 1 xícara (de chá) de leite (amêndoas, vaca, soja, etc)
  • 1 colher (de sopa) de um adoçante de sua preferência (eu utilizo mel, mas você pode colocar açúcar cristalizado, demerara, etc)
  • Canela a gosto

Como fazer?

  1. Em uma panela misture os ingredientes, menos a canela e o mel;
  2. Em fogo médio mexa sem parar;
  3. Quando perceber que já está grossinho pode desligar (isso varia de uma pessoa para outra, uns gostam mais denso e outros mais líquido);
  4. Em um recipiente coloque o mel, em seguida a aveia e por fim a canela (se quiser).

O ideal é consumir o mingau quentinho, mas também vai de gosto. Além disso, você pode acrescentar outros ingredientes, como coco ralado, cacau em pó, maçã, banana, mirtilos, etc.

Omelete com Aveia

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 1 colher de farelo/farinha/flocos de aveia (sua preferência);
  • 2 colheres de requeijão cremoso.

Como Fazer?

Misture todos os ingredientes e leve a fogo baixo. Quando estiver soltando da frigideira vire para o outro lado. Assim que ficar dourada a outra parte já pode desligar. Recheie como preferir (queijo branco, presunto, banana amassada, etc).

Crumble de Aveia com Maçã

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos;
  • 100 g de manteiga derretida;
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo;
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (sopa) de uvas-passas;
  • 2 colheres (sopa) de nozes picadas;
  • 4 maçãs fuji ou maçãs verdes;
  • caldo de 1 limão;
  • 1 colher (sopa) de manteiga para untar a forma.

Como fazer?

  1. Em uma tigela misture aveia, farinha de trigo, açúcar mascavo, uvas-passas e nozes. Em seguida, acrescente a manteiga derretida e misture com as mãos até formar uma farofa. Reserve.
  2. Descasque e corte as maçãs em meia lua (para isso divida-as no meio e vá cortando no sentido do comprimento). Depois deixe-as de molho por um tempo no caldo do limão para não escurecer.
  3. Unte a forma com manteiga e faça a primeira camada com as maçãs. Acrescente a farofa e afofe delicadamente.
  4. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos. Quando passar o tempo, retire o papel e deixe asar por mais 5 minutos ou até estar dourado por cima.
  5. Ele pode ser servido quente ou frio.

Panqueca de Banana com Aveia

Aqui disponibilizei algumas receitas de Panqueca de Banana com aveia, super saborosas e práticas.

Além das receitas acima, você pode polvilhar por cima de frutas, saladas e como falamos, também pode substituir a farinha de trigo. Em suma, a aveia é super versátil e basta utilizar sua criatividade para acrescentá-la em suas refeições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *