Benefícios da Banana: Tudo pra você saber!

Os Benefícios da Banana são diversos. Não apenas é muito saborosa, como também contém nutrientes, fibras e antioxidantes. Ela é super versátil, podendo ser uma ótima fonte de energia em diversas horas do dia, como na hora da colação de manhã, de pré-treino junto ao mel bem como sobremesa junto ao sorvete ou o doce de banana em si.

Aliás, uma curiosidade sobre a banana é que ela é nativa do sudeste da Ásia, no entanto é cultivada em mais de 130 países, inclusive no Brasil. Aqui é um dos alimentos que mais se produz e é super popular, dessa maneira também é um dos alimentos que mais se consome.

Benefícios da Banana

A banana é composta por 75% de água e 25% de matéria seca, sendo uma ótima fonte de hidratação. Existem vários tamanhos, cores e formatos, mas seus valores nutricionais não diferem muito de um tipo para outro.

Uma banana de tamanho médio que possui em torno de 118 gramas contém mais ou menos 105 calorias e é composta em suma por água e carboidratos, não contendo muita proteína e pouquíssima gordura. Segue abaixo a tabela nutricional da banana.

  • Potássio: 9% da IDR (Ingestão Diária Recomendada);
  • Vitamina B6: 33% do IDR;
  • Vitamina C: 11% do IDR;
  • Magnésio: 8% do IDR;
  • Cobre: 10% do IDR;
  • Manganês: 14% do IDR;
  • Carboidratos líquidos: 24 gramas;
  • Fibra: 3,1 gramas;
  • Proteína: 1,3 gramas;
  • Gordura: 0,4 gramas.

Como dissemos ali em cima, a banana é rica em fibras, no caso a pectina e o amido resistente, esses dois tipos ajudam a regular o nível de açúcar no sangue. Por possuírem um baixo índice glicêmico, o consumo da banana não causa o pico no nível de açúcar no sangue. Entretanto, há contraindicações para diabéticos, visto que as bananas muito maduras contêm mais açúcar do que as normais.

A banana também é composta pelos açúcares saudáveis, como sacarose, frutose e glicose que ao trabalharem junto com as fibras, são grande fonte de energia. Ela possui antioxidantes como dopamina e catequina, assim como o triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina, hormônio que ajuda no relaxamento e bom humor.

Propriedades da Banana

Os Benefícios da Banana trazem muitas vantagens para nosso organismo, como melhorar a digestão devido às fibras regulando o intestino, assim como agir feito uma esponja absorvendo o colesterol ruim do organismo e eliminando-o por meio das fezes. No entanto, quanto mais madura a banana, menor é a quantidade de fibras presentes nela, fique atento.

Como falamos também, ela é rica em carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia para quem pratica exercício físico e até mesmo os atletas. Além disso, por ser rica em potássio, auxilia na diminuição das câimbras. Mas, é importante lembrar que a banana sozinha não diminui de vez, é preciso beber muita água e se alimentar corretamente.

Benefícios da Banana para o Corpo 1024x730 - Benefícios da Banana: Tudo pra você saber!
Photo by Lotte Löhr on Unsplash

Ao mesmo tempo que promove sensação de saciedade, ela auxilia pessoas que buscam perder peso de forma saudável. Falando em saudável, a banana também aumenta a produção de hemoglobinas, que são responsáveis por transportar o oxigênio para todo o corpo ao mesmo tempo em que ajuda a mantê-lo em funcionamento de forma saudável.

O coração também pode agradecer a banana, pois graças ao potássio contido nela, os batimentos cardíacos ficam estáveis assim como a pressão arterial é controlada. Do mesmo modo, outro segredo da banana que poucos sabem é que ela é rica em vitamina A e solúvel em gorduras, melhorando a saúde dos olhos, preservando suas membranas, assim como evitando a cegueira noturna.

Por fim, ela protege nosso sistema nervoso, nossos ossos, ao mesmo tempo que aumenta a produção de colágeno oferecendo à pele maior elasticidade. Por isso, ela é um ótimo agente para combater doenças relacionadas a demência, AVC, osteoporose, doenças de pele e envelhecimento precoce.

Benefícios da Banana: Tipos

Um dos Benefícios da Banana também está em sua variedade, conseguindo agradar a todos os gostos, desde os mais doces até os mais azedos.

As espécies mais comuns de banana no Brasil são:

Banana Nanica: Não é pequeninha, pelo contrário. Quando madura é bastante doce.

Banana-Prata: Possui a maior quantidade de vitamina C e por isso seu sabor é um pouco ácido.

Banana da Terra: É a maior espécie, com alta concentração de vitaminas A e C, mas também é muito calórica. Muito consumida assada, frita, etc.

Banana-maçã: Rica em fibras solúveis promovendo saciedade por mais tempo;

Banana-ouro: É a menor dentre as espécies e também a mais calórica.

Quantidade recomendada para obter os Benefícios da Banana

Não há uma quantidade certa de quanto se deve comer de banana por dia. Não exagere, mas pelo menos uma banana por dia já ajuda com seus benefícios. É bacana variar as porções também, já falamos também sobre os benefícios do abacate.

Contraindicações

Como é rica em potássio, pessoas com doenças renais devem tomar cuidado com a fruta. Para reduzir a quantidade de potássio, basta cozinhar a banana com bastante água. No entanto, o ideal é consultar um médico para a aprovação da ingestão do alimento ou não. Diabéticos, por outro lado, podem consumir a banana considerando o tamanho e horário para consumo. Além disso, o indicado é que a banana esteja recém madura e com a casca totalmente amarela, pois assim ela possui baixo índice glicêmico.

Receitas

Agora que você entendeu todos os Benefícios da Banana e quais cuidados tomar, que tal algumas receitas práticas?

Panqueca de Banana

Já falamos aqui sobre a Panqueca de Banana, são diversas receitas rápidas e deliciosas para se fazer.

Brigadeiro de Banana com Canela

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 bananas maduras e amassadas;
  • ½ colher de manteiga sem sal.

Como Fazer?

  1. Em uma panela coloque todos os ingredientes;
  2. Mexa sem parar em fogo baixo;
  3. Quando engrossar bem já pode desligar.
  4. Em recipiente despeje o brigadeiro e salpique a canela. Se preferir pode servir em potinhos separados também.
  5. Deixe na geladeira por 2 horas aproximadamente.

Crumble de Banana

Ingredientes

  • 4 bananas cortada em rodelas;
  • 1/2 colher (de chá) de canela em pó;
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara (de chá) de açúcar mascavo;
  • 2 colheres (de sopa) bem cheia de manteiga.
Crumble de Banana 1 1024x737 - Benefícios da Banana: Tudo pra você saber!
Photo by Duncan Kidd on Unsplash

Como Fazer?

  1. Unte uma forma com manteiga, em seguida coloque as bananas;
  2. Em um recipiente separado misture a canela, farinha açúcar e manteiga. Mexa levemente até formar como se fosse uma farofa;
  3. Despeje a farofa na forma e leve ao forno a 180º;
  4. Aguarde 30 minutos ou até que já esteja dourada.
  5. Você pode polvilhar a canela por cima da farofa em vez de misturar na massa. Servir acompanhado de sorvete também é ótimo.

Sorvete de Banana

Ingredientes

  • 2 bananas picadas congeladas;
  • Canela a gosto;

Como fazer?

É só bater os ingredientes no processador que está pronto. Se não tiver processador, você pode acrescentar um pouco de leite para bater no liquidificador, não tem problema!

A banana é muito versátil, vai da sua criatividade utilizá-la no dia a dia. Com o tempo, você vai notar os Benefícios da Banana no seu organismo. E não se esqueça de beber bastante água!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *