Benefícios da Chia: Emagrecer não é o único!

Os Benefícios da Chia são conhecidos desde a época das civilizações Inca e Maia, visto que bastava os guerreiros consumirem a chia para ganhar força e resistência por vários dias. Aliás, “Chia” significa força e naquela época ela funcionava como moeda de troca, valendo até mais do que o próprio ouro.

Ela é uma semente da planta Salvia Hispânica L. originária da América Central, México e Guatemala. Pequena no tamanho, mas gigante em benefícios, a Chia é considerada um superalimento não à toa. Assim como possui um alto valor nutritivo, também é cheia de antioxidantes, fibras, vitaminas, ômega 3, proteínas, etc, sendo um dos únicos vegetais a possuir um valor nutritivo tão alto.

Benefícios da Chia

Dentre os principais Benefícios da Chia seu papel dentro de dietas é muito conhecido, sendo uma ótima aliada para quem quer emagrecer de forma saudável. Ela auxilia na prevenção de problemas de saúde entre outros benefícios listados abaixo.

Chia 1024x684 - Benefícios da Chia: Emagrecer não é o único!
Photo by Joanna Kosinska on Unsplash

Benefícios da Chia no Emagrecimento

As fibras encontradas na Chia têm a capacidade de absorção de água muito alta, transformando suas sementes em um tipo de gel. Assim, quando são ingeridas entram em contato com o suco gástrico transformando-se no gel, aumentando a dilatação do estômago e consequentemente a sensação de saciedade. Além disso, em conjunto com exercícios físicos e dieta equilibrada, o consumo regular da Chia pode evitar a formação da gordura localizada.

Diabetes

O gel formado pela Chia, além da dilatação no estômago, faz com que a digestão seja mais lenta, mantendo assim os níveis de açúcares no sangue constantes, controlando a glicemia. Além disso, como possui alto teor de fibras aumenta também o tempo de liberação da glicose no corpo, prevenindo e controlando diabetes tipo 2.

Aumenta a Imunidade

Rica em potássio, mangânes e fósforo, a Chia impede a reprodução das células inflamatórias, auxiliando na manutenção e saúde das mesmas, assim como na prevenção de gripes, resfriados, etc graças aos minerais como selênio e zinco.

Envelhecimento Precoce

Por conter muitos antioxidantes, a Chia previne a formação dos radicais livres, responsáveis por danificar células saudáveis em nosso organismo, fazendo com que o envelhecimento ocorra da maneira correta e não precocemente.

Benefícios da Chia contra Doenças Cardíacas

Graças as altas quantidades de ômega 3, ômega 6, antioxidantes, fibras e proteínas, a Chia auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e AVC. Além disso, o ômega 3 regula a pressão dos vasos sanguíneos, evitando a hipertensão, formação de coágulos sanguíneos, etc.

Chia com Frutas 1024x683 - Benefícios da Chia: Emagrecer não é o único!
Photo by Ala on Unsplash

Colesterol

Ótima agente reguladora do colesterol, as gorduras da Chia (ômega 3 e 6) reduzem o colesterol ruim e aumentam o bom, abaixando também o triglicérides e concentração de gorduras no sangue.

Fortalecer os Ossos

Por ser uma grande fonte de cálcio, a Chia auxilia na prevenção de doenças como osteoporose, além combate-las.

Além de todos esses Benefícios da Chia, ela ainda auxilia na melhora da saúde intestinal, evita a prisão de ventre, previne câncer, protege o cérebro e é um ótimo alimento pós-treino.

Benefícios da Chia: Tipos

A Chia pode ser encontrada em grãos, farinha ou óleo, mantendo suas propriedades independente da forma que escolher consumir. O óleo, no entanto, pode ser encontrado também como cápsulas e com grande quantidade de ômega 3, que como falamos, é a gordura boa para nosso corpo.

Quantidade Recomendada para obter os Benefícios da Chia

Para absorver todos os Benefícios da Chia o indicado é consumir em torno de 2 colheres de sopa por dia, podendo ser acrescentada em ovos mexidos, iogurtes, saladas, sucos, sopas, etc. Ela também é considerada calórica, por isso evite excessos.

Como utilizar a chia 1024x819 - Benefícios da Chia: Emagrecer não é o único!
Photo by Claudiu Hegedus on Unsplash

Contraindicações

Pessoas sensíveis ou alérgicas a gergelim, orégano, mostarda ou tomilho devem tomar cuidado com a Chia, assim como quem ingere anticoagulantes, medicamentos para problemas cardíacos ou diabetes, consultando sempre um médico.

Indivíduos que consomem pouca água é ideal que hidratem a chia antes da ingestão, pois ela pode causar problemas digestivos como cólica intestinal, diarreia, gases, constipação, entre outros.

Aliás, como a Chia auxilia na redução da pressão arterial, pessoas com pressão baixa devem consumi-la moderadamente.

Como hidratar para obter os Benefícios da Chia?

Para adquirir o aspecto de gel, é preciso hidratar a chia e o ideal é consumi-lo assim que estiver pronto, podendo ser sem acompanhamentos ou junto a mingau, sopas, sucos, molhos, etc.

Basta acrescentar uma colher de sopa de chia junto a 200 ml de água e aguardar 30 minutos.

Lembrando que ela pode ser consumida de forma polvilhada junto a frutas picadas, saladas, iogurtes, bebidas, ou como gel. Fica a seu critério. Além disso, não se esqueça de sempre beber bastante água para não causar efeitos contrários.

Receitas com chia

Pudim de Chia Simples

É uma receita super simples, saborosa, além de muito saudável. Ideal para servir de lanchinhos entre refeições, pois oferece muita saciedade.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de chia;
  • 1 xícara de leite (amêndoas, coco, vaca, soja, etc);
  • 1 colher (de sopa) de mel;
  • Canela a gosto.

Como fazer?

Basta misturar todos os ingredientes e deixar gelando durante a noite. Antes de servir, mexa o pudim para que as sementes do fundo voltem para cima.

Pudim de Chia Pós-Treino

Uma alternativa prática, gostosa e altamente nutritiva para quem quer inovar na refeição pós-treino.

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de chia;
  • 200 ml de Leite de Amendôas;
  • 1 colher (de sopa) Whey Protein.

Como fazer?

Misture tudo e deixe por pelo menos 2 horas na geladeira. Decore com as frutas que preferir.

Benefícios da Chia 1024x683 - Benefícios da Chia: Emagrecer não é o único!
Photo by Brenda Godinez on Unsplash

Pudim de Chia com Geleia de Morango Caseira

Ingredientes

  • 2 colheres (de sopa) de chia;
  • 1 colher (de sopa) de coco ralado;
  • 1 xícara de chá de leite (vegetal, vaca, soja);
  • 10 morangos picados
  • 1 colheres (de sopa) de açúcar demerara ou cristal.

Como fazer?

  • Para fazer o pudim misture a chia, o coco e o leite e leve à geladeira de um dia para o outro.
  • Para a calda pique os morangos em uma panela, acrescente o açúcar e meia xícara de água. Mexa até ficar com a consistência de sua preferência.

Ao servir você pode colocar uma camada de pudim, uma de geleia, uma de pudim… e assim por diante. Fica uma graça! (E muito gostoso, rs).

Overnight Oats

Muito famoso, o Overnight Oats nada mais é do que flocos de aveia mergulhados no leite (e outros ingredientes de sua preferência) durante uma noite na geladeira, bem parecido com o pudim. Essa receita, por mais estranha que possa parecer, fica maravilhosa! Junto a chia, tem seus benefícios intensificados, além de ser super fácil de fazer. Vou deixar uma receita aqui, mas você pode variar os ingredientes.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos;
  • 1 xícara de leite (amêndoas, vaca, soja, etc);
  • 1 maçã picada;
  • Granola e canela a gosto;
  • 1 iogurte greco;
  • 2 colheres de Chia.

Como fazer?

  1. Em um recipiente adicione a aveia, o leite, o iogurte e a chia, misturando bem.
  2. Em uma panela, coloque as maçãs e canela a gosto, misture bem. Quando estiver escurecendo coloque duas colheres de sopa de água e mexa até secar.
  3. Em um pote coloque a aveia e a maçã, dispondo da forma que preferir. Tampe e deixe na geladeira da noite para o dia.
  4. Quando for consumir acrescente a granola.

Super fácil, né? Se preferir, você também pode esquentar um pouquinho no microondas, fica uma delícia! Os Benefícios da Chia são diversos e ajudam nosso corpo a funcionar da forma correta. No entanto, não custa reforçar alguns pontos: consumir no máximo 2 colheres por dia; beber bastante água; não é necessário consumir todos os dias, pode ser de 3 a 5 vezes na semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *