Benefícios do Abacate: Como emagrecer?

Versátil e benéfico para nosso organismo, os Benefícios do Abacate não param por aí. Ele também é conhecido por participar da rotina estética, seja no rosto ou no cabelo, o abacate sempre está presente. Ótima fonte de energia, o abacate pode ser uma ótima refeição pré-treino, além de fortalecer o sistema imunológico, entre outros.

Originário da América Central, com registros de cultivo de mais de 10 mil anos, o abacate chegou ao brasil em cerca de 1809, junto a outros frutos e mudas da Guiana Francesa, sendo plantados no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

O abacate já foi considerado um inimigo da saúde, devido ao alto teor calórico e gorduras, no entanto graças a muitos estudos foi comprovado que seus lipídios fazem bem para nosso corpo aumentando assim seu consumo. Além disso, ele é super fácil de ser encontrado, seja em supermercados, mercearias ou até mesmo podendo ser plantados em casa.

Benefícios do Abacate

O abacate é super versátil, sendo utilizado em receitas salgadas, como canapés, saladas, sanduíches, torradas e até mesmo na cozinha mexicana com o famoso guacamole. Pode ser utilizado em molhos, sobremesas… e isso é somente um dos Benefícios do Abacate. Confira o restante:

Controle de Colesterol

Rico em ácidos graxos e fibras solúveis, o abacate atua na prevenção de doenças cardíacas, visto que reduz e controla o colesterol ruim (LDL), aumenta o nível de colesterol bom (HDL) e controla o triglicérides, evitando assim a obstrução das artérias. Além disso, como possui alta quantidade de antioxidantes e minerais, a circulação sanguínea também é auxiliada.

Fonte de Energia

Por ser altamente calórico o abacate consumido antes do treino auxilia no ganho de massa magra, pois fornece muita energia para o corpo. Além disso, ele evita a fadiga muscular devido às propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres surgidos pelo exercício de alta intensidade. Aliás, o potássio auxilia na recuperação muscular, pois é graças a ele que as proteínas são absorvidas. Por isso, o abacate também pode ser consumido depois do treino para repor os nutrientes.

Emagrecimento saudável

O abacate possui alta concentração de fibras, garantindo sensação de saciedade por mais tempo e consequentemente controlando a fome. Também é rico em ômega 6, 9 e 7, nutrientes que auxiliam no equilíbrio do organismo, estimulando a perda de gordura corporal. No entanto, por ser calórico, o ideal é consumir pequenas quantidades para não obter o efeito contrário.

Solta o intestino

As fibras presentes no abacate evitam a constipação, pois promovem o trânsito intestinal. Além disso, as gorduras do abacate agem como laxantes naturais (em menor escala, claro), pois lubrificam as fezes.

Estética

Para a pele o abacate combate rugas, celulites e estrias devido à alta concentração de vitamina C. Os antioxidantes previnem não apenas o envelhecimento da pele, como também dos cabelos. Isso mesmo, o abacate pode ser utilizado tanto como máscaras faciais, como capilares. No cabelo ele hidrata, condiciona, oferece brilho, maciez, entre outros benefícios. Veja mais aqui

Benefícios do Abacate para o Corpo 1024x767 - Benefícios do Abacate: Como emagrecer?
Photo by Thought Catalog on Unsplash

Boa memória

O ômega 3 é um dos responsáveis pelo melhor funcionamento do cérebro, pois estimula a circulação do sangue, fazendo com que sua concentração seja maior assim como sua memória, estimulando a renovação das células.

Gravidez

Rico em ácido fólico, o abacate é ideal para ser consumido durante a gravidez. Isso porque previne problemas no sistema nervoso além de evitar a má formação da coluna vertebral do bebê. Entretanto, é necessário consumi-lo principalmente antes de engravidar e durante os primeiros 3 meses.

O abacate também atua como anti-inflamatório natural, melhora o bom humor, reduz os gases, melhora a visão, assim como o sono, previne o câncer e regula a menstruação (esses dois últimos obtidos por meio do chá da folha de abacate).

Benefícios do Abacate: Tipos e diferenças

Os principais tipos de abacate são mexicano, guatemalense e antilhana, possuindo muitas variedades. O avocado (muitas vezes confundido com o abacate) é menor e possui a casca mais escura, contém mais gordura e menos água, sendo assim mais cremoso e saboroso.

É importante dizer que por mais que a concentração de gordura mude de acordo com o clima, todas as espécies são ricas em ácidos graxos, fazendo bem a saúde.

Os tipos de abacate mais populares no Brasil são:

Breda: Casca brilhante, ideal para saladas, sucos e smoothies;

Fortuna: Peso maior, consumir in natura;

Geada: Mais amargo, indicado para preparação de cremes;

Como consumir o Abacate 1024x681 - Benefícios do Abacate: Como emagrecer?
Photo by Wesual Click on Unsplash

Avocado: Menorzinho, perfeito para o guacamole;

Margarida: Redondo, bom para saladas;

Ouro Verde: Casca bem verde, ótimo para cremes, sobremesas e sucos;

Quintal: Bem grande e a casca mais clara, bom para sucos e smoothies.

Quantidade Recomendada para obter os Benefícios do Abacate

Para obter os Benefícios do abacate sem engordar o ideal é de uma a 3 colheres da fruta, ou 100 g, podendo ser ingerido de 2 a 3 vezes na semana in natura ou acompanhado de outros ingredientes, como saladas, lanches, sucos, etc.

Como escolher o abacate?

Cor: Para os abacates comuns a cor é verde intenso, já o avocado tom escuro quase preto mostra que o mesmo está maduro.

Brilho: Abacates maduros, ao contrário do que se pensa, possuem a casca mais opaca. Portanto, se a casca estiver muito brilhante evite consumir.

Toque: Para verificar é necessário apertar devagar. O ideal é que o abacate não esteja mole nem duro demais.

Abacate 1024x683 - Benefícios do Abacate: Como emagrecer?
Photo by Hermes Rivera on Unsplash

Textura: Evite abacates que estejam de certa forma machucados.

Teste do cabo: Se o talo soltar fácil significa que o abacate está maduro e pronto para ser consumido.

Armazenagem: Caso não consuma todo o abacate, armazene o restante na geladeira junto com o caroço e pingue algumas gotas de limão para evitar que ele escureça.

Contraindicações

O abacate não possui contraindicações, no entanto, deve ser consumido de forma moderada. Como possui alto teor de calorias ao consumir em excesso o organismo começa a armazenar a gordura, fazendo com que ocorra o ganho de peso.

Receitas com Abacate

Guacamole

Impossível falar de abacate sem falar do famoso guacamole. Ideal para comer com os amigos, essa receita é super fácil e muito saborosa!

Ingredientes

  • 1 abacate maduro (ou 4 avocados);
  • 2 tomates picados (sem semente);
  • 1 cebola pequena picada;
  • 2 dentes de alho picado ou amassado;
  • 2 colheres (de sopa) de azeite;
  • Pimenta do reino, limão, sal e cheiro-verde a gosto.

Como fazer?

  1. Amasse bem o abacate com um garfo, em seguida acrescente o alho, limão, sal e azeite e misture tudo.
  2. Depois coloque a cebola, o tomate e os demais temperos;
  3. Mexa novamente e sirva com Doritos, pão sírio assado, etc.
  4. Você também pode acrescentar coentro, mas cuidado pois seu gosto é muito forte e não são todas as pessoas que gostam.
Guacamole 1024x683 - Benefícios do Abacate: Como emagrecer?
Photo by Rafael Arizaga on Unsplash

Brigadeiro de Abacate com Cacau

Ingredientes

  • 1 abacate maduro;
  • 1 colher (de sopa) de cacau em pó sem açúcar;
  • 2 colheres de água;
  • 1 colher (de café) de óleo de coco;
  • 1 colher de mel.

Como fazer?

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador;
  2. Coloque em um recipiente ou em individuais;
  3. Deixe na geladeira até ficar bem consistente;
  4. Sirva gelado.

Maionese de Abacate

Ingredientes

  • 1/2 abacate maduro;
  • 1 dente de alho;
  • 1 limão;
  • Sal a gosto;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite de oliva.

Como fazer?

Bata tudo no liquidificador até a mistura ficar bem homogênea e está pronto! Você também pode colocar temperos a gosto, como coentro, cheiro verde, etc.

Essa fruta é maravilhosa tanto nos benefícios quanto no sabor! Os Benefícios do Abacate são tantos que a gente nem sabe por onde começar, né? As receitas são super práticas, então não tem desculpa para não fazer! Mas lembre-se de consumir com moderação, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *