Benefícios do Abacaxi: 7+ benefícios para sua saúde

Os Benefícios do Abacaxi variam desde auxiliar a digestão até prevenir o câncer, não atoa é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Assim como a laranja e o limão, o abacaxi é uma fruta cítrica, sendo rico em vitamina C e antioxidantes.

Conhecido também como Ananás, o abacaxi é originário da América do Sul, mas pode ser cultivado em qualquer região tropical e quente, sendo que os maiores produtores são Brasil, Estados Unidos, México e Filipinas. Com a descoberta da América o abacaxi ficou conhecido no mundo todo graças aos europeus, visto que ele auxiliava no tratamento contra o escorbuto, doença comum da época causada pela falta de Vitamina C em alto mar.

Dentre os Benefícios do Abacaxi, inclui também o fato de ele ser muito versátil, podendo ser consumido in natura, desidratado, em conserva e até mesmo assado, geralmente em churrascos. Aliás, ele pode ser utilizado na preparação de sucos, geleias, sobremesas, salada de fruta e demais doces.

Benefícios do Abacaxi

O abacaxi é rico em Vitaminas A, B1, B2, C, etc, potássio, magnésio, manganês e o composto ativo bromelina. Além disso, 86% do abacaxi é composto por água, sendo ótimo para hidratar o corpo.

Aumenta a Imunidade

Por possuir propriedades anti-inflamatórias, como a bromelina, o abacaxi auxilia na expectoração e ajuda o sistema imunológico a combater e prevenir gripes, resfriados e até mesmo sinusite e tosses crônicas.

Auxilia no Emagrecimento Saudável

Como falamos, o abacaxi é em sua maioria composto por água, sendo um ótimo aliado para quem quer emagrecer, pois possui ação diurética diminuindo assim a retenção de líquidos. Seu consumo também oferece sensação de saciedade e diminui a vontade de doces.

Melhora a Digestão

A bromelina também auxilia no processo de digestão, pois aumenta os efeitos das enzimas digestivas, fazendo com que os alimentos sejam absorvidos com mais facilidade. No entanto, o indicado é consumir regularmente.

Benefícios do Abacaxi para a Estética

O abacaxi possui ação antioxidante combatendo os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce. Por isso, pele, cabelos e até unhas são beneficiadas quando o consumo é feito de forma regular. Além disso, auxilia na prevenção e no combate à acne.

Benefícios do Abacaxi para Doenças Cardiovasculares

Por ter alto teor de fibras, potássio e Vitamina C, o abacaxi previne e diminui as chances de contrair doenças cardiovasculares, como pedra nos rins e AVC.

Exercícios Físicos

Um dos Benefícios do Abacaxi é a ação anti-inflamatória. A prática de exercícios pode danificar e inflamar o músculo, deixando-o dolorido por dias, o abacaxi então acelera a recuperação do mesmo assim como reduz as câimbras.

Benefícios do Abacaxi para o corpo 1024x683 - Benefícios do Abacaxi: 7+ benefícios para sua saúde
Photo by Heather Ford on Unsplash

Saúde Mental

Fonte de triptofano, o abacaxi auxilia na produção de serotonina, hormônio responsável pela felicidade e prazer. Sendo assim, o abacaxi é um bom aliado para auxiliar na depressão e ansiedade.

Protege a visão

Melhora a saúde dos olhos devido ao betacaroteno e a Vitamina A encontrados no abacaxi. Alguns estudos indicam que é possível impedir e degeneração macular, que nada mais é do que a perda da visão na velhice.

Além de todos esses Benefícios do Abacaxi ele também fortalece os ossos, melhora a absorção do ferro de outros alimentos, preserva a memória, evita infertilidade, auxilia no controle do colesterol, controla a coagulação sanguínea, entre outros. É importante lembrar que não é comendo o abacaxi apenas uma vez que você vai conseguir todos esses benefícios, é preciso consumir regularmente.

Benefícios do Abacaxi: Tipos

O abacaxi possui muita variedade de espécies, e alguns tipos cultivados aqui no Brasil são: Pérola, Havaí, Jupí, Lagoa Santa, Boituva, Gomo de Mel, Gold, Salvaterra e Rondon, sendo que os mais comuns são o abacaxi Pérola e Havaí.

Pérola

Também conhecido como Pernambuco, ele é doce e com bastante suco, sendo o mais indicado para se consumir naturalmente. Sua polpa é clara e não é tão ácido, sendo muito saboroso.

Havaí

É o tipo mais cultivado no mundo inteiro. É um pouco mais arredondado que o pérola, variando entre as cores laranja e amarelo. Também é mais ácido, mesmo sendo um pouco açucarado.

Se você prefere coisas mais doces, utilize o Abacaxi Pérola. Agora se possui o paladar um pouco azedo, indico o abacaxi Havaí, sendo uma boa opção para molhos e saladas.

Quantidade Recomendada para obter os Benefícios do Abacaxi

Por ser uma fruta calórica, é preciso consumir o abacaxi com moderação. Uma a duas fatias por dia é o suficiente para obter os Benefícios do Abacaxi. É importante dizer que a bromelina é encontrada em maior quantidade no miolo da fruta, aquela parte mais durinha e clara, por isso nada de jogar ela fora, hein? Coma tudo!

Contraindicações

Pessoas com Gota, úlceras pépticas ou artrite reumatóide não é indicado o consumo, apenas com a aprovação de um médico ou nutricionista. Além disso, o abacaxi pode causar lesões orais em pessoas suscetíveis, mas assim como pessoas com problemas gástricos, como gastrite, ele pode ser consumido, desde que seja com moderação. Por ser rico em açúcar, a fruta é melhor ser evitada ou consumida com muita moderação por diabéticos. Alérgicos no entanto, não podem consumir de forma alguma.

Receitas com Benefícios do Abacaxi

Abaixo algumas receitas que podem ser feitas com abacaxi super gostosas e que podem ser divididas com toda a família.

Mousse de Abacaxi

Ingredientes

  • 1 abacaxi descascado
  • 4 copos americano de água
  • 2 colheres de açúcar
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 caixinhas de gelatina com sabor de abacaxi

Como fazer?

  1. Em uma panela coloque a água, o abacaxi picado e o açúcar;
  2. Deixe ferver por 5 minutos.
  3. Em seguida, coe o abacaxi e reserve a água que com ele foi fervida.
  4. Acrescente as gelatinas na água para dissolver.
  5. Coloque a água com a gelatina dissolvida no liquidificador e bata com o leite condensado e o creme de leite.
  6. Em uma forma de vidro ou de sua preferência coloque o abacaxi picado e por cima dele coloque o que foi batido no liquidificador.
  7. Por fim, leve à geladeira até ficar bem firme.

Chá de Abacaxi

Para fazer essa receita iremos utilizar na verdade a casca do abacaxi, é bem simples.

Em uma chaleira ou panela acrescente 1 litro de água e deixe esquentar. Quando começar a ferver desligue e coloque as cascas do abacaxi, não esqueça de lavar bem antes. Aguarde 10 minutos. Prontinho! Se quiser adoçar fique a vontade, pode ser com açúcar, mel, ou qualquer adoçante de sua preferência, mas somente com a casca já fica bem docinho.

Creminho de Abacaxi

Ingredientes

  • 1 abacaxi;
  • Um copo e meio de açúcar;
  • 1 copo de farinha de aveia.

Como fazer?

  1. Descasque e corte o abacaxi em pedaços, em seguida bata no liquidificador;
  2. Despeje em uma panela acrescentando o açúcar e aveia. Deixe em fogo médio, mexendo de vez em quando até engrossar;
  3. Coloque em potinhos pequenos ou coma direto na colher;
  4. Substituir a aveia por coco ralado ou em flocos também dá super certo!

Por fim, é importante lembrar que tudo deve ser consumido com moderação e para você obter os Benefícios do Abacaxi não é apenas comendo uma fatia uma única vez, mas sim manter a consistência. Além disso, o mel utilizado para adoçar o chá também é um ótimo aliado para nossa saúde, se quiser saber mais sobre seus benefícios é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *