Benefícios do Alho: Poderoso aliado da saúde

Os Benefícios do Alho são conhecidos desde a época dos faraós do Egito, utilizado principalmente para fins medicinais. Por mais que seja conhecido pelo cheiro e gosto característico, o alho é muito presente nos pratos de todo o mundo.

Contudo, mais do que oferecer sabor às refeições, ele também auxilia na prevenção e tratamento de diversas doenças, sendo um grande aliado da saúde. Aliás, a maior parte dos Benefícios do Alho é encontrada graças aos compostos de enxofre liberados quando o alho é picado, amassado e até mesmo mastigado.

Benefícios do Alho

Previne o Câncer

Os compostos sulfurosos presentes no alho são agentes antioxidantes que previnem e combatem os radicais livres fazendo com que as células sejam protegidas e renovadas. Aliás, esses mesmos compostos auxiliam na desintoxicação do organismo eliminando causadores do câncer de cólon.

Alho e Benefícios 1024x683 - Benefícios do Alho: Poderoso aliado da saúde
Photo by team voyas on Unsplash

Combate vírus, bactérias e fungos

A alicina, um dos compostos de enxofre do alho, impede o crescimento e proliferação de vírus, bactérias e fungos. Além disso, elimina toxinas e bactérias que agem na flora intestinal, sendo ótimo para auxiliar nos tratamentos de infecções por vermes.

Benefícios do Alho para o Coração

O alho também auxilia na redução da pressão arterial, reduzindo as chances de infartos e derrames e evitando a formação de coágulos.

Benefícios do Alho para o Colesterol

Reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicérides também faz parte das ações do alho, limpando as artérias em vez de entupi-las.

Cérebro saudável

O consumo constante do alho, graças aos agentes antioxidantes, protege as células cerebrais e combate os radicais livres, responsáveis por doenças como Alzheimer e demência.

Doenças respiratórias

Novamente, graças à alicina e ao enxofre, o alho possui ação expectorante e antisséptica, auxiliando assim na respiração. Ele é um poderoso aliado para tratamento de gripes, tose, ronco, asma, resfriados, bronquite, etc.

Amigo dos exercícios físicos

Como reduz a fadiga e aumenta o desempenho durante as atividades, o alho pode ser consumido por pessoas que praticam exercícios e atletas.

O alho também melhora a saúde dos ossos, diminui a intoxicação por metais como o chumbo, aumenta a longevidade, entre outros.

Propriedades do Alho

O alho é muito nutritivo e contém baixo teor de calorias. 5 dentes de alho (30 gramas aproximadamente) têm 42 calorias, sendo que 1,8 gramas são de proteína e 9 gramas de carboidratos. Além disso, contém 23% da ingestão diária recomendada de manganês, 17% de vitamina B6, 15% de vitamina C, 6% de selênio e grandes quantidades de minerais como cálcio, cobre, ferro e potássio.

Benefícios do Alho para o Corpo 1024x544 - Benefícios do Alho: Poderoso aliado da saúde
Photo by Mike Kenneally on Unsplash

Quantidade Recomendada

A quantidade ideal recomendada é consumir 1 dente de alho fresco todos os dias. Podendo ser utilizado em carnes, saladas, molhos, pimentas, macarrão, patês, etc.

Uma dica para potencializar o poder do alho é amassar ou picar e deixar descansando por aproximadamente 10 minutos antes de utilizá-lo. Isso faz com que a alicina seja liberada com maior intensidade.

Contraindicações

Crianças com menos de 6 meses, recém-operados e pessoas com pressão baixa não devem consumir o alho para evitar problemas.

Além disso seu consumo excessivo pode causar desconforto intestinal, cólicas, vômitos, diarreia, tontura, gases, etc.

Como escolher e como guardar?

O ideal é escolher cabeças de alho redondas, sem manchas, bem formadas e unidas. E para seu armazenamento, evite deixar na geladeira, mas sim em local fresco, seco e arejado.

Receitas

No geral o alho pode ser utilizado para temperar carnes, saladas, molhos, etc, mas aqui vou deixar algumas outras receitas para aproveitas seus benefícios.

Patê de alho

Ingredientes

  • 01 copo americano de leite;
  • 03 dentes de alho;
  • Óleo até dar o ponto de maionese;
  • Salsinha, sal e pimenta à gosto.

Modo de Preparo

  1. No liquidificador bata o leite, o alho e em seguida coloque óleo de soja aos poucos, até dar ponto de maionese;
  2. Quanto mais óleo colocar, mais espesso o patê vai ficar. Podendo ser armazenado durante 7 dias na geladeira.

Chá de Alho

Benefícos do Alho 1024x684 - Benefícios do Alho: Poderoso aliado da saúde
Photo by Joanna Kosinska on Unsplash

Ingredientes

  • 250 ml de água;
  • 3 dentes de alho;
  • 1 limão;
  • 1 a 2 colheres de mel.

Como fazer?

  1. Ferva a água;
  2. Amasse o alho e coloque na xícara, junto com o mel e limão;
  3. Por fim, acrescente a água e tampe por 10 minutos.

Torradas de Alho

Ingredientes

  • 1 unidade de pão italiano em fatias;
  • Azeite;
  • 1 cabeça de alho picado;
  • 50 gramas de parmesão;
  • 1 colher de chá de orégano;
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga.

Como fazer?

  1. Frite o alho até dourar, colocando a manteiga e um fio de azeite para amassar.
  2. Em seguida, desligue o fogo, acrescente o parmesão e o orégano e misture bem.
  3. Corte o pão italiano em fatias e espalhe a pasta.
  4. Por fim, leve ao forno por 5 minutos ou até o queijo derreter e ficar dourado.

O alho é muito benéfico para nossa saúde, podendo ser consumido de diversas formas. Claro que é preciso ter moderação, afinal seu cheiro característico acaba prevalecendo, mas incluí-lo em seu dia a dia pode ser ideal para aumentar a imunidade e melhorar seu organismo em geral. Se quiser ver benefícios de outros alimentos é só clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *