Benefícios do Café: Emagrecer e muito mais!

Os Benefícios do Café começam a partir do sabor característico e inconfundível, e não atoa é a segunda bebida mais consumida no Brasil e uma das mais consumidas no mundo, tornando-se então um hábito cultural. Afinal, quem não gosta de um cafezinho preto com bolo ou pão de queijo?

Iniciar o dia com essa bebida pode te tornar mais saudável desde que consumida de forma moderada. Fonte de energia, prevenir doenças como câncer, Alzheimer, depressão e rejuvenescedor de células são alguns dos Benefícios do Café.

Benefícios do Café 1 1024x672 - Benefícios do Café: Emagrecer e muito mais!
Photo by Mike Kenneally on Unsplash

Não se sabe ao certo a origem do café, no entanto, ele é nativo da Etiópia, e existem registros desde 575 d. C. Foi graças a um pastor chamado Kaldi, que percebeu que ao consumir os grãos do café suas cabras tinham mais energia ao longo do dia. Já no Brasil, o primeiro local que o café conheceu foi Belém, em 1727. Vindo da Guiana Francesa e com um alto valor comercial, a muda foi transportada clandestinamente na bagagem do brasileiro Francisco de Mello Palheta. Graças ao clima tropical, o café se desenvolveu muito bem aqui no Brasil, e por um bom tempo foi a base da economia.

Benefícios do Café

O café proporciona diversos benefícios ao nosso organismo quando consumido moderadamente, sendo rico em vitaminas, minerais, antioxidantes e nutrientes, como a cafeína, conhecida por ser uma ótima fonte de energia. Entenda os Benefícios do Café:

Auxilia no emagrecimento saudável

Por seu alto teor de cafeína, o café acelera o metabolismo fazendo com que consequentemente se queime mais gordura. Ela é uma das únicas substâncias naturais capaz de realizar esse feito. Por aumentar os níveis de adrenalina no sangue, a cafeína dissolve as células lipídicas liberando-as para o sangue.

Benefícios do Café contra o câncer

Rico em antioxidantes, o café auxilia no rejuvenescimento das células, pois combate os radicais livres que são os responsáveis pela formação da doença. Ao consumir ao menos uma xícara de café por dia você pode prevenir câncer de mama, próstata, fígado, entre outros. Claro que combinado ao café é preciso ter um estilo de vida saudável, como alimentação equilibrada e a prática de exercícios.

Melhora a digestão e a saúde do intestino

Além de ajudar a espantar aquele soninho depois do almoço, o café também ajuda na digestão, pois estimula o trânsito intestinal facilitando todo esse processo. Com isso, ele também faz com que a bile seja liberada no intestino, deixando-o mais solto e melhorando sua saúde.

Benefícios do Café para a Depressão

O café funciona como um antidepressivo natural, devido ao efeito estimulante da cafeína no sistema nervoso. Esses estímulos causam o aumento da produção de hormônios como dopamina e serotonina, agentes responsáveis pelo bem-estar.

Fonte de Energia

Benefícios do Café para o corpo 1 1024x683 - Benefícios do Café: Emagrecer e muito mais!
Imagem de 272447 por Pixabay

Considerada como uma grande fonte de energia, a cafeína presente no café estimula o sistema nervoso central, responsável pela capacidade de aprendizado, estado de alerta e resistência física. Além disso, como falamos, o café aumenta a quantidade de adrenalina no sangue. Ou seja, está cansado e sem ânimo para trabalhar, estudar ou se exercitar? Toma um cafezinho!

Benefícios do Café para o Coração

O café melhora a saúde do coração, pois diminui a insuficiência cardíaca graças aos agentes antioxidantes e anti-inflamatórios responsáveis por combater os radicais livres. Além disso, aumenta o colesterol bom (HDL) e consequentemente diminui o risco de infartos e outras doenças.

Benefícios do Café para a Estética

Suas substâncias antioxidantes auxiliam no rejuvenescimento das células, pois combatem os temidos radicais livres. Além disso, ele está presente em cosméticos de algumas empresas, como a Natura, podendo também ser utilizado em receitas caseiras para a pele e até mesmo cabelos.

Benefícios do Café para a Saúde Mental

Como o café age em nosso sistema nervoso, ele auxilia na melhora do humor, como falamos, mas também diminui o estresse 

Além de todos esses benefícios o café ainda aumenta a expectativa de vida, previne diabetes, aumenta a memória, alivia os sintomas de Parkinson, auxilia na prevenção de doenças respiratórias, diminui pedras nos rins, pode prevenir o Alzheimer, AVC e esclerose múltipla, além de diminuir o risco de câncer de pele.

Tipos de Café

A Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) é a responsável por avaliar e certificar o café no Brasil, com base em três requisitos: Qualidade, pureza e sustentabilidade. Portanto, quando comprar o café atente-se ao selo ABIC, pois o café só será de qualidade se tiver o selo. Além disso, eles possuem algumas categorias de café, na qual depois de especialistas aprovarem eles são qualificados em: Tradicional, Extra Forte, Superior e Gourmet.

Tradicional e Extra Forte: São para o consumo do dia a dia e possuem preços mais baixos, com qualidade razoável.

Superior: Possui boa qualidade e sabor um pouco mais forte graças à torra acentuada. Sendo melhor que o tradicional ou extra forte e com valor agregado.

Gourmet: A seleção é mais cuidadosa, sendo exclusivo e de alta qualidade. Possui sabor e aroma mais ameno, pois a torra é controlada.

Quantidade Ideal e Consumo

É muito importante dizer que mesmo com os diversos Benefícios do Café, não se pode consumi-lo em excesso e somente ele não fará milagres. O ideal para esse último é equilibrar a prática de exercícios físicos junto a uma alimentação saudável e equilibrada.

A quantidade máxima recomendada por dia por especialistas é de até 400 mg, que equivale mais ou menos de 3 a 4 xícaras de café coado.

Existem diferentes tipos de consumo e o ideal é o café coado. Isso porque caso o café seja fervido pode alterar o DNA das células e causar o aparecimento de substâncias cancerígenas. Por isso, o correto é colocar o café no coador (ou filtro de papel) e depois acrescentar a água, já que o filtro irá impedir que compostos cancerígenos e aqueles que aumentam o colesterol passem para o café.

Por fim, para obter todos os Benefícios do Café, o ideal é consumi-lo puro, sem adição de leite, chantili e açúcar. Caso seja muito incomodo o gosto, opte por açúcar mascavo ou demerara.

Contraindicações

O café não deve ser consumido por mulheres grávidas, pois a cafeína pode afetar a formação do bebê e caso consuma em excesso pode até mesmo causar aborto. Também pessoas com gastrite devem evitar o consumo para diminuir irritações. Além disso, pessoas sensíveis ao sono devem parar de consumir a bebida após às 17:00.

Por mais que não se tenha muitos estudos na área, o café pode causar vício em algumas pessoas e o ideal é realizar uma interrupção gradual. Caso contrário, pode causar ansiedade, fraqueza, sonolência, irritabilidade, tensão, etc. Isso porque depois incluir o café na rotina, o cérebro o reconhece como recompensa.

Receitas

Receitas e Benefícios do Café 1024x768 - Benefícios do Café: Emagrecer e muito mais!
Photo by Cyril Saulnier on Unsplash

O café pode ser incluído em várias receitas e ser feito de várias formas, deixando-as ainda mais gostosas, confia a seguir.

Café Coado Tradicional

Nada mais justo do que começar com o tradicional café coado. Mesmo presente em todos os cantos do Brasil, algumas pessoas ainda não sabem a quantidade certa ou como fazer. Se você é assim, aprenda agora! Essa receita serve até 6 pessoas, se quiser fazer menos café é só diminuir as medidas proporcionalmente. 

Ingredientes

  • 10 colheres (de sopa) de café;
  • 1 litro de água.

Como fazer?

  1. Aqueça a água e um pouco antes de começar a ferver desligue;
  2. Antes de colocar o café no coador (de pano ou papel) jogue um pouquinho de água sobre ele para aquecê-lo.
  3. Acrescente o pó de café no coador e jogue a água aos poucos para hidratar.
  4. Deixe o café coar sem mexer.

Café Cremoso

Quando eu era criança meu pai costumava fazer pra mim esse café cremoso, espero que vocês gostem tanto quanto eu.

Ingredientes

  • 50 g de café solúvel;
  • 2 xicaras (de chá) de açúcar;
  • 1 xícara de água morna.

Como fazer?

  1. Misture todos os ingredientes e bata bem, até se tornar uma pasta cremosa;
  2. Reserve na geladeira;
  3. Quando for consumir é só misturar com 200 ml de leite (quente ou frio).

Café com leite condensado e cravo

No frio nada melhor do que ficar quentinha, certo? Essa receita é ideal para as épocas mais frias. Além disso, você pode alterar a quantidade de acordo com seu paladar e se quiser fazer mais é só dobrar as quantidades.

Ingredientes

  • 1 xícara (de chá) de leite;
  • 3 colheres (de chá) de café solúvel;
  • 4 cravos;
  • 3 colheres (de sopa) de leite condensado.

Como fazer?

  1. Ferva o leite junto com os cravos;
  2. Em seguida acrescente o café e deixe fervendo mais um pouco;
  3. Coe para retirar a nata e os cravos;
  4. Acrescente o leite condensado até se tornar uma mistura homogênea e está pronto para ser consumido.

Pudim de Café

Todo mundo gosta do pudim tradicional, então que tal aprimorá-lo e incluir o gostinho do café?

Ingredientes

  • 4 ovos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • Leite (utilize a lata do leite condensado);
  • 1 colher de café solúvel;
  • 1 colher de sopa de achocolatado (ou cacau em pó).

Como fazer?

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo;
  2. Despeje na forma e leve ao forno a 180º em banho maria por mais ou menos 1 hora e meia (sempre observando a aparência, pois cada forno funciona de uma maneira);
  3. Depois deixe esfriando e depois leve a geladeira por 6 horas.

O café é ótimo para nossa saúde e pode ser utilizado de diversas formas. Aproveite essa deliciosa bebida para se tornar ainda mais saudável. Se você gostou, aproveite e confira os benefícios da aveia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *