Benefícios do Mel: Saudável sem esforço

Os Benefícios do Mel são infinitos tanto para nossa saúde, quanto esteticamente. No entanto, por ser conhecido também como fonte calórica, muitas pessoas têm medo de incluí-lo em suas refeições por medo de engordar. Claro que é preciso consumi-lo com moderação, mas os Benefícios do Mel vão além de suas calorias. Aliás, pra começar você sabia que ele é o único doce natural que contém proteínas, nutrientes e sais minerais importantes para nossa saúde?

Além disso, ele melhora a digestão, possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e ainda auxilia no alívio da prisão de ventre. Contudo, tome cuidado! Para obter todos os Benefícios do Mel é necessário consumir o mel natural, visto que os industrializados perdem suas vitaminas e nutrientes, sendo mais prejudiciais do que o próprio açúcar refinado. Perigo, né?

Benefícios do Mel

O mel não apenas possui ação antioxidante, como também é considerado digestivo, calmante, expectorante, diurético e antisséptico. Esse último alivia dor de garganta, asma, bronquite e outras alergias. A vitamina C auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, evitando resfriados, gripes, etc.

As enzimas presentes no mel facilitam a digestão, combatendo úlceras gástricas, além de ajudar na movimentação do intestino com a ação prebiótica, na qual absorve as substâncias necessárias e elimina o excesso, diminuindo assim a prisão de ventre. O mel também é um poderoso aliado para quem sofre de insônia. Basta apenas uma colher de mel antes de dormir para não apenas evitar a insônia, como também melhorar a qualidade de seu sono.

O mel possui carboidratos e açúcar, sendo uma ótima fonte de energia e podendo ser incluído em refeições pré-treino aumentando ainda mais seu desempenho. Ele é rico em potássio, que equilibra a pressão arterial, cálcio que fortalece os ossos, ferro que previne a anemia, entre outros vários minerais.

Por fim, o mel também pode ser ótimo para a pele por suas propriedades curativas e cicatrizantes, podendo ser passado diretamente em espinhas ou até mesmo junto a outros ingredientes para uma máscara facial. O que poucas pessoas sabem é que o mel pode ser utilizado nos cabelos, trazendo um efeito incrível, se quiser saber mais é só clicar aqui.

Benefícios do Mel: Diferenças entre o comum e o orgânico

Para obter todos esses benefícios, como já falamos, é preciso escolher o mel certo, pois os industrializados não são indicados para consumo ou tratamento estético. No entanto, se você quer potencializar ainda mais os Benefícios do Mel uma boa pedida é utilizar o mel orgânico. Mas por que?

Benefícios do Mel Orgânico 1 1024x683 - Benefícios do Mel: Saudável sem esforço
Photo by Eduardo Vázquez on Unsplash

O mel orgânico não possui agrotóxicos, pesticidas ou antibióticos, produtos químicos que podem afetar nossa saúde, diminuindo e muito os Benefícios do Mel. Além disso, sua produção é feita de forma completamente diferente, atendendo a diversos e rígidos requisitos para focar na qualidade de vida das abelhas.

Tipos e Benefícios do Mel

Existem muitas variações de sabor, cheiro e cor do mel, isso porque varia de acordo com o tipo de flor que a abelha produz o mel, que vamos explicar mais pra frente. Agora entenda os tipos de mel e suas diferenças:

Mel de Eucalipto: É um dos mais populares no Brasil, e possui sabor mais forte e cor mais escura do que os outros. É refrescante e recomentado para aliviar doenças respiratórias devido a sua ação expectorante.

Mel de Laranjeira: Auxilia no funcionamento do intestino assim como no combate a insônia. Tem cor clara, sabor cítrico e aroma suave.

Mel de Cipó-Uva: Possui coloração um pouco transparente e agrada a muitos por seu sabor mais adocicado. Age contra cólicas intestinais e dores nos rins, sendo um ótimo desintoxicante natural.

Mel de Uruçu: Com um tom mais amarelado e sabor aproximado do própolis, ele é feito por abelhas sem ferrão e brasileiras. Possui alta porcentagem de água e funções medicinais.

Mel de Jataí: Tem uma cor mais clara, mas o sabor é um pouco ácido. Além de aumentar a imunidade do nosso corpo, ele também tem ação descongestionante.

Mel de Borá: Não pense você que o mel é apenas doce, esse em específico possui um sabor um pouco salgado e ácido. Muito utilizado para acompanhar queijos e saladas.

Agora que você já conhece alguns tipos de mel fica mais fácil escolher qual o melhor para atender suas necessidades, certo?

Contraindicações

Tome cuidado! O mel não é indicado para crianças de até um ano de idade, visto que seu sistema digestivo não está completamente formado, não conseguindo defender-se de corpos estranhos. Também é possível causar intoxicações graves devido à bactéria Clostridium Botulinum eventualmente encontrada no mel.

Os diabéticos também devem evitar o mel, pois possui alta concentração de açúcar. Por fim, pessoas com tendência a alergias precisam tomar cuidado, visto que podem desenvolver reações devido aos grãos de pólen.

Além disso, caso precise aquecer o mel, limite-se na temperatura de 70 graus Celsius. O superaquecimento causa a perca de nutrientes e propriedades benéficas do mel.

Quantidade Recomendada

Dentro de uma dieta saudável, é indicado consumir o mel todos os dias, variando entre uma colher de chá e uma colher de sopa, possuindo geralmente 10 e 25 g respectivamente.

Quantidade de Mel 683x1024 - Benefícios do Mel: Saudável sem esforço
Photo by Sarah Gualtieri on Unsplash

Você pode consumir o mel de diversos jeitos, como na substituição do açúcar comum, em sucos, bolos, tortas e outros doces, assim como junto a frutas, iogurtes naturais, torradas e até mesmo em carnes.

Como é feito o Mel

Além de entender os Benefícios do Mel, é importante conhecer sua produção para quem sabe assim darmos o devido valor ao trabalho duro das abelhas. O processo se inicia a partir do momento em que as abelhas operárias começam sua busca pelo néctar presente nas flores, sendo ele a matéria-prima do mel.

As abelhas possuem duas glândulas em suas cabeças que secretam dois tipos de enzina: a invertase e a glicose oxidase. A primeira transforma o néctar em glicose e frutose, já a segunda produz a acidez característica do mel, evitando assim sua fermentação. Por fim, as abelhas secam o excesso de água do néctar simplesmente batendo suas asinhas, matando outros microrganismos e finalizando o processo de produção do mel.

Benefícios do Mel: Receitas para se deliciar

Abaixo segue algumas receitas para fazer com mel.

Mel com limão

Ideal para evitar gripes e resfriados. Esprema um limão com água morna e acrescente uma colher de chá de mel. Se preferir, pode fazer o chá de limão e acrescentar o mel depois.

Panqueca de Banana Aveia e Mel

Aqui tem uma receita deliciosa de banana aveia e mel, e o melhor de tudo: é fitness.

Panqueca com Mel 1024x683 - Benefícios do Mel: Saudável sem esforço
Photo by nikldn on Unsplash

Biscoito de aveia e mel

Além de ser delicioso, esse biscoito é super prático de fazer.

Ingredientes

  • 1 ovo;
  • 3 colheres (de sopa) de mel;
  • 1 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
  • 2 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 1 xícara (de chá) de aveia;
  • 1 colher (de chá) de fermento para bolo.

Como fazer?

  1. Em um recipiente coloque o mel, o açúcar, a manteiga e o ovo. Misture bem;
  2. Em seguida acrescente a aveia e a farinha, misturando tudo novamente;
  3. Por último coloque o fermento;
  4. Em uma forma untada com manteiga distribua a massa como preferir, eu indico bolinhas;
  5. Leve ao forno por 15 minutos em uma temperatura de 180º. O tempo pode variar de forno para forno, mas o ponto ideal é quando o biscoito já estiver dourado embaixo.

Você pode acrescentar canela em pó ou essência de baunilha na mistura, também fica uma delícia.

Bolo de Banana Aveia e mel

Bolo de Banana e Mel 683x1024 - Benefícios do Mel: Saudável sem esforço
Photo by Taylor Kiser on Unsplash

Ingredientes

  • 4 bananas;
  • 2 xícaras de aveia (farinha ou flocos);
  • 4 ovos;
  • 1/2 xícara de óleo girassol ou canola;
  • 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 2 colheres (sopa) de canela em pó;
  • 2 colheres (sopa) de mel.

Como fazer?

  1. Bata no liquidificador as bananas junto aos ovos, o óleo e 1 colher de mel por aproximadamente 2 minutos, ou até ficar homogênea;
  2. Com a mistura em um recipiente acrescente a aveia e o fermento. Misture bem;
  3. Unte uma forma com manteiga e em seguida despeje a mistura;
  4. Leve ao forno por cerca de 35 minutos a temperatura de 180º ou até a faca ou palito saírem secos;
  5. Por fim, misture o restante do mel com a canela e coloque por cima como uma cobertura.

Quanta coisa, né? Vimos que os Benefícios do Mel são incríveis e que podemos acrescentá-lo em nosso dia a dia sem problemas. Lembrando que é preciso consumir com moderação para não obter o efeito contrário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *