Benefícios do Vinagre de Maçã

Os Benefícios do Vinagre de Maçã não estão apenas em pratos mais saborosos. Ele pode ser utilizado para aliviar sintomas de gastrite, reduzir a dor de garganta, auxiliar no emagrecimento, prevenir diabetes, entre outros. Além disso, os Benefícios do Vinagre de Maçã vão além de nosso organismo e chegam até mesmo na estética, para hidratações capilares, secar espinhas, diminuição da caspa e mais tantos que você pode ver aqui. Ele também pode ser feito em casa, sendo uma ótima opção para iniciar o consumo consciente substituindo os produtos industrializados.

De origem francesa, o termo “vinagre” significa “vinho azedo”, visto que é obtido por meio da fermentação acética do mesmo. Não se sabe dizer como e quando inventaram o vinagre, mas provas de sua utilização já foram encontradas desde a época do Egito Antigo. Além disso, o filósofo Hipócrates, nascido em 460 a. C., já registrava seu uso para fins medicinais. Outra curiosidade é que ele também foi utilizado para conservar alimentos, já que os antigos não possuíam geladeira.

Com o tempo, foi descoberto que o vinagre pode ser feito com diversos alimentos fermentados e que contenham açúcar, como melado, uva, maçã, maracujá, cana de açúcar, laranja, kiwi, mel, vinho, álcool, malte, beterraba, entre outros. No entanto, o vinagre de maçã acaba se destacando devido aos benefícios e propriedades.

Benefícios do Vinagre de Maçã

Como falamos, o vinagre de maçã possui benefícios diversos, sendo muito fácil de se utilizar no dia a dia. Alguns benefícios são:

Melhora a Digestão

Como o vinagre de maçã é fermentado e assim rico em enzimas, o alimento ingerido fica menos tempo no estômago, podendo melhorar a azia e o refluxo. Ele também pode prevenir a indigestão ao ingerir uma colher de chá antes das refeições.

Benefícios do Vinagre de Maçã para o Emagrecimento

Ele reduz os picos de insulina e o nível de glicose após refeições com alto teor de carboidratos, evitando a sensação de fome devido aos picos. Ele também contém o ácido acético, que age bloqueando a absorção de amidos e açúcar que acabam funcionando como fibras insolúveis, ou seja, não são digeridas.

Benefícios do Vinagre de Maçã para os Cabelos

Cabelos ressecados possuem PH mais ácido, então para ficarem equilibrados é necessário utilizar produtos ácidos assim como o vinagre de maçã, entenda mais sobre os benefícios para os cabelos aqui.

Benefícios do Vinagre de Maçã 1024x768 - Benefícios do Vinagre de Maçã
Photo by Matheus Cenali on Unsplash

Diminui e combate a acne

Graças ao ácido acético com suas propriedades antibacterianas e o PH alcalino, o vinagre de maçã elimina e impede bactérias que possam causar a acne, diminuindo consequentemente a oleosidade da pele.

Benefícios do Vinagre de Maçã para a Garganta

O ideal a ser feito logo que a garganta começar a raspar é consumir o vinagre de maça, podendo ser feito de duas formas: Misturar 1 colher de sopa com ½ copo de água morna e fazer gargarejo a cada hora; ou misturar uma colher de sopa de vinagre com uma colher de água quente.

Desintoxicação

Uma dose de vinagre de maçã pela manhã auxilia na limpeza e desintoxicação do fígado, já que seus ácidos melhoram seu funcionamento produzindo mais enzimas e eliminando toxinas.

Aumenta a imunidade

Quando ingerido com frequência, o vinagre de maçã aumenta a imunidade devido ao fato de ser ácido, eliminando assim bactérias que podem causar um resfriado.

Fonte de Energia

Graças as propriedades alcalinas do vinagre de maçã nosso corpo retém energia por mais tempo e liberando-a ao longo do dia.

Além de todos esses benefícios, o vinagre de maçã combate o colesterol, possui ação cicatrizante, melhora a saúde do fígado, combate o mau hálito, pode agir como diurético, elimina os soluços, diminui coceiras, auxilia na pressão alta, cicatriza a cutícula da unha, entre outros.

Como consumir?

O ideal para absorver todos os Benefícios do Vinagre de Maçã é ingerir no máximo duas colheres de sopa sempre diluídas em água.

Ele pode ser acrescentado em saladas, diluído em água ou suco, podendo ser aquecido, mas nunca consumido puro devido a sua acidez.

Além disso, o ideal é que seja utilizado o vinagre de maçã orgânico ou feito em casa, já que o orgânico é mais natural e possui mais benefícios do que o industrializado. Atente-se quando for comprar, já que o orgânico possui um tipo de teia flutuando na parte de cima.

É importante reforçar que caso queira consumir como primeira ingestão do dia, é indicado diluir em água e sempre se alimentar em seguida.

Contraindicações

Por mais que os benefícios do vinagre de maçã sejam diversos, consumir em excesso não é o ideal, visto que pode causar irritações na parte gástrica.

Além disso, pessoas com úlcera não devem consumi-lo. Já indivíduos com doenças como gastrite, devem se limitar a uma colher de vinagre de maçã.

Como fazer vinagre de maçã em casa

Fazer seu próprio vinagre é muito bom, pois além de ser natural leva apenas dois ingredientes: maçã e água.

Como fazer?

  1. Descasque e corte duas maçãs grandes em pedaços pequenos, não se esquecendo de remover as sementes.
  2. Em um liquidificador acrescente as maçãs e coloque água até que pelo menos metade delas esteja coberta;
  3. Bata tudo até que se torne uma mistura homogênea;
  4. Coloque em uma garrafa de vidro até encher metade dela. Armazene em um local fresco e que não bata sol, por aproximadamente 5 semanas.
  5. Passado o tempo coloque em um recipiente grande, cubra com um pano e deixe no sol por 3 dias.
  6. Por fim, coe o vinagre e coloque em uma garrafa de vidro, armazenando sempre em lugares frescos e sem sol.

O vinagre de maçã pode ser muito benéfico para nosso corpo, no entanto é preciso ter cuidado ao utilizá-lo devido às suas propriedades alcalinas. Lembre-se de consultar um especialista caso possua alguma contraindicação. Veja também os benefícios do alho, um poderoso aliado da nossa saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *