Panqueca de Banana: Benefícios, receitas e mais

Panqueca de Banana: você certamente já viu essa delícia em alguma rede social, programa de receita e até mesmo em filmes. Além de ser super saborosa, a Panqueca de Banana pode ser feita de várias formas e traz vantagens incríveis para seu corpo, devido ao ingrediente principal, claro, a banana.

Ela é uma fruta com diversos benefícios. Não apenas é muito saborosa, como também contém nutrientes, fibras e antioxidantes. Também é super versátil, podendo ser uma ótima fonte de energia em diversas horas do dia, como na hora da colação de manhã, de pré-treino junto ao mel bem como sobremesa junto ao sorvete ou o doce de banana em si.

Aliás, uma curiosidade sobre a banana é que ela é nativa do sudeste da Ásia, no entanto é cultivada em mais de 130 países, inclusive no Brasil. Aqui é um dos alimentos que mais se produz e é super popular, dessa maneira também é um dos alimentos que mais se consome.

Panqueca de Banana

Como falamos, existem várias formas de fazer uma Panqueca de Banana. Um jeito muito conhecido é como pré-treino. Isso porque, como todos sabem, a alimentação e exercícios físicos devem andar sempre juntos, para que atinja seu objetivo de forma saudável, seja ele, emagrecer, manter ou ganhar peso.

A alimentação pré-treino em geral é muito importante, pois é por meio dela que serão consumidos os alimentos geradores de energia, ou seja, alimentos que irão aumentar seu rendimento e performance. Já o pós-treino, precisa conter alimentos que irão repor o que foi perdido, entenda aqui o que é indicado para esse período.

Panqueca de Banana 1 1024x702 - Panqueca de Banana: Benefícios, receitas e mais

Caso você não tenha muito tempo ou tenha tempo, mas adora um docinho, a Panqueca de Banana fit é ótima para pré-treino, pois é super prática, fornece energia, além de ser saudável. Claro que o ideal é frequentar o profissional indicado para criar a dieta ideal para você, mas a Panqueca de Banana é uma ótima forma de começar.

No entanto, caso seu objetivo seja outro, ou até mesmo esteja procurando uma receita fácil e gostosa, a Panqueca de Banana normal também pode ser sua saída. Ela é perfeita para o café da manhã, caso queira mudar um pouco, mas ainda obter as substâncias necessárias para começar o dia com muita energia. Ela também é a saída ideal para o café da tarde, oferecendo saciedade e nutrientes necessários.

Abaixo você vai entender melhor as propriedades e benefícios da banana e compreender finalmente o porquê de a Panqueca de Banana ser uma das queridinhas do momento.

Propriedades da Banana

A banana é composta por 75% de água e 25% de matéria seca, sendo uma ótima fonte de hidratação. Existem vários tamanhos, cores e formatos, mas seus valores nutricionais não diferem muito de um tipo para outro.

Uma banana de tamanho médio que possui em torno de 118 gramas contém mais ou menos 105 calorias e é composta em suma por água e carboidratos, não contendo muita proteína e pouquíssima gordura. Segue abaixo a tabela nutricional da banana.

  • Potássio: 9% da IDR (Ingestão Diária Recomendada);
  • Vitamina B6: 33% do IDR;
  • Vitamina C: 11% do IDR;
  • Magnésio: 8% do IDR;
  • Cobre: 10% do IDR;
  • Manganês: 14% do IDR;
  • Carboidratos líquidos: 24 gramas;
  • Fibra: 3,1 gramas;
  • Proteína: 1,3 gramas;
  • Gordura: 0,4 gramas.
Panqueca de Banana Banana 1024x683 - Panqueca de Banana: Benefícios, receitas e mais

Como dissemos ali em cima, a banana é rica em fibras, no caso a pectina e o amido resistente, esses dois tipos ajudam a regular o nível de açúcar no sangue. Por possuírem um baixo índice glicêmico, o consumo da banana não causa o pico no nível de açúcar no sangue. Entretanto, há contraindicações para diabéticos, visto que as bananas muito maduras contêm mais açúcar do que as normais.

A banana também é composta pelos açúcares saudáveis, como sacarose, frutose e glicose que ao trabalharem junto com as fibras, são grande fonte de energia. Ela possui antioxidantes como dopamina e catequina, assim como o triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina, hormônio que ajuda no relaxamento e bom humor.

Benefícios da Banana

A banana possui muitas vantagens, como melhorar a digestão devido às fibras regulando o intestino, assim como agir feito uma esponja absorvendo o colesterol ruim do organismo e eliminando-o por meio das fezes. No entanto, quanto mais madura a banana, menor é a quantidade de fibras presentes nela, fique atento.

Como falamos também, ela é rica em carboidratos, sendo uma ótima fonte de energia para quem pratica exercício físico e até mesmo os atletas. Além disso, por ser rica em potássio, auxilia na diminuição das câimbras. Mas é importante lembrar que a banana sozinha não diminui de vez, é preciso beber muita água e se alimentar corretamente.

patricia hokororo aLco3dqP6Q unsplash 768x1024 - Panqueca de Banana: Benefícios, receitas e mais

Ao mesmo tempo que promove sensação de saciedade, ela auxilia pessoas que buscam perder peso de forma saudável. Falando em saudável, a banana também aumenta a produção de hemoglobinas, que são responsáveis por transportar o oxigênio para todo o corpo ao mesmo tempo em que ajuda a mantê-lo em funcionamento de forma saudável.

O coração também pode agradecer a banana, pois graças ao potássio contido nela, os batimentos cardíacos ficam estáveis assim como a pressão arterial é controlada. Do mesmo modo, outro segredo da banana que poucos sabem é que ela é rica em vitamina A e solúvel em gorduras, melhorando a saúde dos olhos, preservando suas membranas, assim como evitando a cegueira noturna.

Por fim, ela protege nosso sistema nervoso, nossos ossos, ao mesmo tempo que aumenta a produção de colágeno oferecendo à pele maior elasticidade. Por isso, ela é um ótimo agente para combater doenças relacionadas a demência, AVC, osteoporose, doenças de pele e envelhecimento precoce.

Mão na massa

Panqueca de Banana Fit Individual

Ingredientes

  • 1 banana (de preferência madura);
  • 1 ovo;
  • 1/2 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de sopa de aveia (em flocos ou farinha);
  • Canela a gosto.

Preparo

  1. Em um recipiente, amasse bem a banana;
  2. Em seguida, peneire o ovo;
  3. Acrescente a aveia e bata até formar uma mistura pastosa;
  4. Coloque a canela e mexa mais um pouco;
  5. Unte a frigideira com o óleo de coco (se sua frigideira for antiaderente não é necessário);
  6. Despeje a mistura aos poucos, pois se a panqueca estiver pequena, fica mais fácil de virar;
  7. Vire a panqueca e quando dourar já está pronta para ser apreciada!

Uma dica: você pode comer com frutas como morango e uva, assim como iogurte natural e castanhas, é só utilizar sua criatividade!

Panqueca de Banana fit 1024x711 - Panqueca de Banana: Benefícios, receitas e mais

Panqueca de Banana Pré-treino

A diferença entre a Panqueca Fit individual e a pré-treino é o mel, considerado também um ótimo aliado para fornecer energia.

Ingredientes

  • 1 banana (de preferência madura);
  • 1 ovo;
  • 1/2 colher de chá de óleo de coco;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 1 colher de sopa de aveia (em flocos ou farinha);
  • Canela a gosto.

Preparo

Refaça os mesmos passos da panqueca de banana fit e acrescente o mel na mistura ou se preferir como calda depois que a mesma estiver pronta.

Panqueca de Banana fit pra quem não abre mão do chocolate

Ingredientes

  • 1 banana;
  • 2 colheres de aveia;
  • 1 colher de cacau em pó 100%;
  • 2 ovos.

Modo de preparo

Faça assim como as receitas acima, acrescentando o cacau em pó na mistura antes de levar ao fogo.

Panqueca de Banana Tradicional

Panqueca de Banana e frutas 819x1024 - Panqueca de Banana: Benefícios, receitas e mais

Essa panqueca é ótima para fazer com as amigas ou para os cafés da manhã e da tarde.

Ingredientes

  • 1 banana madura;
  • 1 ovo;
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • ⅓ de xícara (chá) de leite;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (sopa) de óleo (ou manteiga derretida);
  • ½ colher (chá) de fermento em pó;
  • 1 pitada de canela em pó;
  • 1 pitada de sal;
  • óleo (ou manteiga) para untar.

Modo de preparo

Você pode, caso prefira, utilizar o liquidificador em vez de um batedor de arame.

  1. Em uma tigela, amasse bem as bananas;
  2. Em seguida quebre o ovo e acrescente o açúcar, a canela, o sal e mexa bem com o batedor de arame;
  3. Adicione o leite e o óleo e misture bem;
  4. Acrescente a farinha e misture novamente. Deixe a massa descansar por 10 minutos – isso deixa a panqueca mais levinha;
  5. Passado o tempo de descanso, misture o fermento em pó na massa;
  6. Leve uma frigideira antiaderente pequena ao fogo médio. Quando aquecer, com um pedaço de papel-toalha, unte o fundo da frigideira com óleo (ou manteiga). Coloque 1 concha da massa no centro da frigideira – a massa da panqueca fica no formato redondo sozinha, não tente espalhar com uma espátula pois a panqueca pode ficar solada;
  7. Deixe até dourar;
  8. Com uma espátula, vire a panqueca e mantenha em fogo baixo por 2 minutos ou até dourar o outro lado por igual.
  9. Transfira para um prato e repita com o restante da massa, untando a frigideira novamente.

Viu como inovar na cozinha é fácil e também pode ser saudável? Você pode acrescentar frutas, iogurtes, mel, gotas de chocolate… tudo o que quiser! Os ingredientes adicionais ficam por sua conta e criatividade, o que não muda é a base: banana e ovo. Se quiser inovar ainda mais, aprenda a fazer uma moqueca de peixe incrível.

Por fim, atente-se sempre aos benefícios dos alimentos, pois assim você pode utilizá-los a seu favor e de sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *